A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EM ANGOLA

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Manuel Mfinda Pedro Marques
José Rodrigues Jamba Segunda

Resumen

Este artigo analisa os impactos e desafios da formação continuada dos educadores em Angola, destacando a escassez de docentes no sistema educacional angolano e a baixa quantidade de formados na área. A pesquisa utiliza autores como: Pedro Domingos Peterson (2003), Chimuco e Pacheco (2019), Alfredo e Tortella (2014), Nóvoa (1992), Sá e Alves (2016), Scheibe (2008) e Casanova (2015). A formação continuada dos professores é fundamental com o objetivo de melhorar a qualidade educacional em Angola, envolvendo esforços conjuntos do governo, centros educativos e comunidades. O artigo discute a história da capacitação docente em Angola, desde a influência colonial até os desafios enfrentados na pós-independência. A legislação angolana enfatiza a relevância da capacitação docente e a urgência de parcerias para garantir a excelência na educação. O texto destaca projetos educacionais implementados pelo governo angolano, bem como as políticas educacionais voltadas para a valorização dos docentes. Conclui-se que investir na formação continuada de docentes é essencial para garantir a excelência no sistema educacional angolano e o desenvolvimento socioeconômico do país.

Detalles del artículo

Cómo citar
MARQUES, M. M. P.; SEGUNDA, J. R. J. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EM ANGOLA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 20, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n20383825. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/637. Acesso em: 7 jun. 2025.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Manuel Mfinda Pedro Marques, UFABC

Mestrando em Políticas Públicas pela UFABC, e Licenciado em Sociologia, e Bacharel em Humanidades, ambos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 

José Rodrigues Jamba Segunda, UDESC

Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC); Mestre em Ciências Sociais pelo PPGCS-UFRN (2024); Bacharel em Humanidades (2021), e Bacharel em Relações Internacionais (2023), Pela Universidade Da Integração Internacional Da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-Brasil).

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