FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO DE PANDEMIA UMA ANÁLISE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE LÍNGUAS EM APOIO AO PROFESSOR (CLAP)
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Resumen
A profissão docente exige constante busca por aperfeiçoamento e adaptação perante as mudanças frequentes pelas quais o mundo passa. A principal e mais dramática que enfrentamos neste momento histórico é a pandemia da COVID-19, que vem impactando a educação de maneira profunda, trazendo à luz deficiências e ineficiências. Propomos, neste artigo, uma discussão em torno deste assunto desejando contribuir com o avanço dos estudos no campo educacional diante do cenário pandêmico, na convicção de que seremos capazes de crescer sempre que nos dispomos a analisar nossas práticas de forma crítica e comprometida. Neste trabalho, refletimos acerca da formação docente inicial de professores de línguas estrangeiras (LE) a partir das experiências desenvolvidas em um projeto de ensino denominado Curso de Línguas em Apoio ao Professor (CLAP), buscando compreender os principais desafios enfrentados pelos docentes perante a pandemia e refletir sobre como tais desafios podem ser amenizados no contexto de formação. Para tanto, consultamos os autores Rodrigues (2016), Larrosa (2002), Suarez (2008), Contiero et al. (2021), dentre outros, em uma perspectiva crítico-reflexiva e contextualizada.
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