O CLAP E O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo se volta para discutir o projeto de extensão da UFRN, denominado Curso de Línguas em Apoio ao Professor – CLAP - enquanto espaço de aprimoramento, na modalidade formação continuada para professores de Língua Inglesa das redes públicas de ensino. O recorte bibliográfico ancora-se em autores como Moita Lopes (2009), Leffa (2007), Costa dos Santos (2006) entre outros. Utiliza o gênero relato de experiência como estratégia metodológica e discute avanços e implicações para a formação inicial e continuada do professor de língua inglesa através do CLAP para concluir que tais experiências são benéficas para um ensino mais equalizado da língua inglesa nas escolas da rede pública de ensino.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
BRITO, R. M, SCHIMITZ, J. R. Ensino-aprendizagem das quatro habilidades linguísticas na escola pública: uma meta alcançada? In: LIMA, D,C ( ORG) Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa: Conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial,2009.p.13-20.
COSTA DOS SANTOS. Francisco José. Letras Plurais: Língua, Ensino e Discurso. CBJE. Rio de Janeiro – RJ. 2006.
DELGADO, Heloísa Orsi Kock. O ensino da cultura como propulsor da abertura de possibilidades na aprendizagem de língua estrangeira. In: Sarmento, Simone; MULLER, Vera (orgs). O ensino do inglês como língua estrangeira: estudos e reflexões. P. 229 – 239. Porto Alegre: APIRS, 2004.
FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas: Associados, 2004
KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LEFFA, Vilson J. Pra que estudar inglês, profe? Autoexclusão em língua-estrangeira. Claritas, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 47-65, maio 2007.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada: A natureza social e educacional dos processos de ensino/ aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
NORTON, B.; TOOHEY, K. Changing perspectives on good language learners. TESOL Quarterly, Vol. 35, No. 2., 2001, pp. 307-322.
PAIVA, V.L.M.O. Avaliação das condições de oferta dos cursos de Letras. In: GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: Formação de professores em tempos de mudança. Londrina, ABRAPUI, 2003b. p. 43-55.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Cretone Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SARMENTO, S. Aspectos culturais presentes no ensino da língua inglesa. In: Sarmento, S.; MULLER, V.(orgs). O ensino do inglês como língua estrangeira: estudos e reflexões. P. 241 – 266. Porto Alegre: APIRS, 2004.
SOUZA, S. A. F. Internet & Ensino de Línguas. Valer. Manaus, 2000.