AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem como tema central o debate acerca das tecnologias digitais nas aulas remotas de Educação Física Escolar, tendo como objetivo geral analisar o incremento das tecnologias digitais nas aulas remotas de Educação Física Escolar no período da pandemia da COVID-19, e objetivo específico verificar as principais adaptações nas aulas de Educação Física Escolar para o campo remoto. A metodologia utilizada foi a Revisão de Literatura, a partir da busca de artigos científicos nas bases de dados Scielo e Periódicos CAPES publicados entre os anos de 2020 a 2022, sobre a temática. Após a análise, verificou-se que em todo o material pesquisado, os professores de Educação Física utilizaram as mídias sociais como ferramentas de ensino e aprendizagem no desenvolvimento das aulas. Além disso, foi perceptível a necessidade das adaptações metodológicas dos professores, devido ao distanciamento social. Desse modo, conclui-se que os estudos apontaram a necessidade do investimento da formação continuada, para a oferta de um ensino de qualidade, devido às adversidades da Pandemia da COVID-19.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ARANTES, A. C. A História da Educação Física escolar no Brasil. Revista Digital, Buenos Aires, N° 124, 2008. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd124/a-historia-da-educacao-fisica-escolar-no-brasil.htm>. Acesso em Dez. 2022.
ARAÚJO, A. C. de; OVENS, A. Distanciamento social e o ensino de Educação Física: estratégias, tecnologias e novos aprendizados. Movimento. Revista de Educação Física da UFRGS, Rio Grande do Norte, v. 28, Dec. 2022. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/122671>. Acesso em Jan.2023.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARBOSA, K. de A.; DAMASCENO, A. G.; ANTUNES, S. E. Educação física e pandemia: o que dizem alguns estudos sobre o ensino remoto de educação física na educação básica?. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20,2022. Disponível em: < https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27832>. Acesso em Jan.2023
BARROS, D. M. V.; ROMERO, C. S.; MOREIRA, J. A. Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica. Revista Tempos e Espaços em Educação, Sergipe, v.7, 2014. Disponível em < https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3453>. Acesso em Dez.2022.
BOKUMS, R. M.; MAIA, J. F. Educação a Distância (EaD) no Brasil: uma reflexão a respeito da inclusão social. Revista UnilaSalle. DiÁLOGO, Canoas, n. 38, p. 99-111, ago. 2018. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/3994/pdf. Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Lei nº 58.130 de 31 de março de 1966. Diário Oficial da União. 20 de dezembro de 1961. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-58130-31-marco-1966-398761-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 29 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 set. 2022.
BRAZ, M. V. A pandemia de COVID-19 (SARS-COV-2) e as contradições do mundo do trabalho. Laborativa, Minas Gerais, Abr. 2020. Disponível em: < https://ojs.unesp.br/index.php/rlaborativa/article/view/3192>. Acesso em Dez.2022.
GODOI, M.; NOVELLI, F. I.; KAWASHIMA, L. B. Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio. Saúde e Sociedade [online]. 2021, v. 30, n. 3. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/34tmNLV5Rf5db7xhxjwgKQm/# . Acesso em: 14 nov. 2022
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
MOISES, R. R.; LOPES, E. A Organização do Trabalho Didático da educação física em tempos de pandemia: alternativas inclusivas ante o isolamento social do estudante com deficiência. Caderno de Educação Física e Esporte, Paraná, v. 20, 2022. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/28986>. Acesso em Jan.2023.
MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S. Desafios impostos às aulas de educação física na pandemia: caminhos para a ressignificação do trabalho docente. Caderno de Educação Física e Esporte, Paraná, v. 19, 2021. Disponível em: < https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27461>. Acesso em Dez. 2022.
PACHECO, R. R.; ACCO, L. L. O Ensino Remoto na Educação Física Escolar em Tempos da Pandemia da Covid-19: Uma Pesquisa Bibliográfica. Animaeducação, Tubarão, p. 01-13, 09 dez. 2021. Disponível em: < https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/18811/4/O%20ENSINO%20REMOTO%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20F%C3%8DSICA%20ESCOLAR%20EM%20TEMPOS%20DA%20PANDEMIA%20DA%20COVID19%20UMA%20PESQUISA%20BIBLIOGRAFICA.pdf>. Acesso em Dez.2022.
PARRIS, Z. et al. Atividade física para saúde, covid-19 e mídias sociais: o que, onde e por quê? Movimento, v. 28, jan./dez. 2022. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/mov/a/djwsMRCPTM8f3BxBxXz6mcJ/>. Acesso em Dez.2022.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores psicológicos. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p.182.