METODOLOGIAS ATIVAS: APRENDIZAGENS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar as aprendizagens, análises e reflexões que se observam em uma Formação Continuada online sobre Metodologias Ativas oferecida pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - Cefapro de Sinop em junho de dois mil e vinte, com o intuito de fomentar estudos sobre essas metodologias e proporcionar acesso a conhecimentos. Discorrem-se sob a perspectiva de aplicar as metodologias ativas no Ensino Médio. Para a realização desse curso, usa-se o programa Jetsi Meet e, como fundamentação teórica do texto, os fundamentos teórico-metodológicos do Estudo de Caso. Analisam-se algumas Metodologias Ativas atreladas às tecnologias digitais que se estudam e sobre as quais se refletem e as possibilidades de uso para o desenvolvimento de aulas com estudantes pós pandemia ou ainda durante este momento. Esta pesquisa evidencia as reais necessidades de os profissionais da educação conhecerem as Metodologias Ativas, refletirem sobre as mesmas e aplicarem em suas práticas docentes. Aprende-se sob novos formatos de educação e há também a proposição desses novos modos de ensinar e aprender e, por isso, a Formação Continuada dos Profissionais da Educação sempre foi e continua sendo imprescindível.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2023.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em educação. 6. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2004.
FAGUNDES, L. da C. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! MEC: Sec. EAD, 1999. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003153.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2023.
GOMES, P. de T.; POZZEBON, P. M. G. Técnicas de dinâmicas de grupo. In: CARVALHO, M. C. M. de. (org.). Construindo o saber. Metodologia científica/Fundamentos e técnicas. 4. ed. rev. e ampl. Campinas/SP: Papirus, 1994. p. 129-135.
MÃO NA MASSA. Disponível em: <https://maonamassa.porvir.org/>. Acesso em: 21 mar. 2023.
NOFFS, N. de A.; SANTOS, S. da S. O desenvolvimento das metodologias ativas na educação básica e os paradigmas pedagógicos educacionais. Revista e-Curriculum. São Paulo, v.17, n.3, out./dez. 2019, p. 1837-1854. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1837-1854>. Acesso em: 20 mar. 2023.
PRAZERES, I. M. S.; OLIVEIRA, C. A. de. Gamificação na Educação Básica Pública: possibilidades de aplicação. 9º SIMEDUC - Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2018. Disponível em: <http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/orientacoes-aos-professores>. Acesso em: 30 mar. 2023.
SANTOS, G. dos; HORSTH, H. B. de O. Metodologias ativas e sua relação com o ambiente facilitador de aprendizagens. Mato Grosso: SEDUC, 2019.
SOUZA, S. C. de; DOURADO L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, Ano 31, vol. 5, 2015. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.phd/HOLOS/article/view/2880/1143>. Acesso em: 15 mar. 2023.
TRINDADE, R.; COSME, A. Escola, educação e aprendizagem: desafios e respostas pedagógicas. Rio de Janeiro: Walk, 2010.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação – o positivismo; a fenomenologia; o marxismo. São Paulo: Atlas, 1994.
WETH, O.; SILVA, A. P. de P.; ARAÚJO, R. de A. Formação de educadores: uma discussão sobre os projetos de aprendizagem mediados pelas tecnologias. In: SILVA, A. P. de P.; CICHELERO, M.; WETH, O. (org.). Formação de educadores: uma vivência com projetos de aprendizagem mediados pelas tecnologias. Cáceres: Unemat, 2012. p. 13-34.