A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Conteúdo do artigo principal

Micaela Coral Aguiar
Fabiano Sales de Aguiar

Resumo

Este trabalho teve como objetivo revisar a literatura existente sobre a inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior, analisando as políticas públicas e as práticas educacionais adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. A revisão da literatura mostra que, apesar dos avanços conquistados pela comunidade surda na luta pela inclusão educacional, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, tais como a falta de qualificação dos docentes para trabalhar com surdos e a escassez de acessibilidade oferecida pelas IES. Além disso, é necessário que as políticas públicas sejam mais efetivas e que haja um esforço conjunto entre as IES e a comunidade surda para promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes. A inclusão de surdos no ensino superior é um tema significativo e desafiador. Apesar dos avanços na promoção da educação inclusiva, ainda existem desafios que devem ser superados para garantir que os alunos tenham acesso igualitário ao ensino superior. Uma abordagem colaborativa envolvendo educadores, administradores, profissionais da inclusão, estudantes com deficiência e suas comunidades é necessária para superar esses desafios. Para promover a inclusão no ensino superior, é crucial criar políticas de inclusão eficazes, estar consciente das necessidades dos alunos surdos e disponibilizar recursos adequados, são passos essenciais para superar os desafios e promover a inclusão no ensino superior.

Detalhes do artigo

Como Citar
AGUIAR, M. C.; AGUIAR, F. S. de. A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 11, 2023. DOI: 10.56166/remici.2311v2n11770. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/227. Acesso em: 27 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ARAÚJO, S.V. Cultura surda em diálogo com a onomástica: registro em libras e análise de sinais-nome de funcionários da UNIR/CGM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Jorge Vassilakis de Guajará-Mirim, Guajará-Mirim, 2023. Disponível em: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4565 Acesso em: 14 fev. 2023.

CRUZ, S. R.; CASTRO ARAUJO, D. A. A história da educação de alunos com surdez: ampliação de possibilidades? Revista Educação Especial, v. 29, n. 55, p. 373–384, 2016. DOI: 10.5902/1984686X18832. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/18832. Acesso em: 21 fev. 2023.

ESDRAS, D; GALASSO, B. Panorama da educação de surdos no Brasil: ensino superior. Instituto Nacional de Educação de Surdos (org.) — Rio de Janeiro: INES, 2017.

GAVALDÃO, N. Acessibilidade a estudantes surdos na educação superior: análise de professores sobre o contexto pedagógico. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Marília/SP, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/149821 Acesso em: 02 fev. 2023.

GOMES, C. R. Educação inclusiva de estudantes universitários surdos: uma análise a partir da trajetória escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade de Sergipe, São Cristóvão, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5933 Acesso em: 27 Mar. 2023.

LACERDA, C. B F. surdos. A inclusão escolar de alunos: o que dizem os alunos, professores e intérpretes sobre essa experiência. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n. 69, p. 163-184, mai.-ago. 2006. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-436802. Acesso em: 27 fev. 2023.

QUADROS, R. M; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SANTOS, M. A; NASCIMENTO, É. F. A inclusão do aluno surdo no ensino superior: experiência na universidade federal do acre. Anais III CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44283. Acesso em: 8 fev. 2023.

SILVA, E. M. S. O processo de inclusão: objetivação e ancoragem do primeiro aluno surdo numa instituição de ensino superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/3745 Acesso em: 02 fev. 2023.

STREIECHEN, E.M. Abordagens metodológicas para a educação de surdos (E-book). NEAD/UAB/UNICENTRO, Guarapuava, 2020.

TEIXEIRA, E. R.; BENTO, N. A. O acesso do estudante surdo em Instituições Federais de Ensino Superior no município de Salvador: o caso da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Revista Educação Especial, v. 32, p. e 98/ 1–25, 2019. DOI: 10.5902/1984686X38499. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/38499. Acesso em: 12 fev. 2023