O ESPECTRO DA INTELIGÊNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NEUROCIENTÍFICA SOBRE A SUPERDOTAÇÃO E AS ALTAS HABILIDADES

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Annibal Gouvêa Franco
Melissa Marcílio Batista

Resumo

O presente artigo engloba as neurociências, as altas habilidades e superdotação. Tem como objetivo apresentar uma revisão que integra áreas que envolvem as neurociências do comportamento e cognição, e a sua contribuição para os bem-dotados, podendo vir a ser útil para os educadores do campo das altas habilidades e superdotação. O presente trabalho se justifica pelo fato de que apesar do supracitado atendimento aos alunos bem-dotados ser polêmico e a identificação dos mesmos ser difícil, a Resolução nº4 de Brasil (2009) institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, modalidade educação especial, que engloba os alunos com altas habilidades e superdotação. Para a realização deste trabalho, a metodologia utilizada foi a revisão narrativa. Enfatiza-se que um educador que se aventure pelas neurociências e passe a conhecer o funcionamento cerebral, passa a exercer o seu trabalho de forma mais significativa e eficiente, considerando que é possível relacionar determinadas evidências neurocientíficas com as bases teórico-pedagógicas.

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANCO, A. G.; BATISTA, M. M. O ESPECTRO DA INTELIGÊNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NEUROCIENTÍFICA SOBRE A SUPERDOTAÇÃO E AS ALTAS HABILIDADES. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 17, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n17101024. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/387. Acesso em: 25 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Annibal Gouvêa Franco, UEMG

Mestrado em Design (Design, Inovação e Sustentabilidade) pela UEMG. Especialização em Neurociências (Alfamérica). Especialização em Inteligências Múltiplas e Mindfulness (Faculdade Iguaçu). MBA em ESG e Inovação (Faculdade Iguaçu). Professor de artes da SEE/MG. - Tem experiência principalmente nas áreas de Artes Visuais e Design, Educação, Materiais e Sustentabilidade.

Melissa Marcílio Batista, Faculdade Iguaçu

Possui graduação em Processos Gerenciais pela Universidade Santa Cecília (2023) e, MBA Executivo em Processos Gerenciais (2024) e MBA em ESG e Inovação (2024) pela Faculdade Iguaçu. Tem experiência profissional na área de Administração/Gestão e Legalização de Empresas. Academicamente, está se especializando e desenvolvendo pesquisas em áreas envolvendo, principalmente, gestão e sustentabilidade.

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