PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA

Conteúdo do artigo principal

Jairo Campos dos Santos
Luiza Alves de Oliveira

Resumo

Este trabalho procura, sem ser exaustivo, apurar o conjunto de estudos que, após o encerramento do período de isolamento social no Brasil tratou dos caminhos da educação em seus diversos níveis e segmentos, especificamente, com relação ao seu processo e outras ações “pós-pandemia”. A ideia é demonstrar os estudos publicados através de artigos, nos quais foram encontrados como descrições nos seus objetivos principais as ações que tratam da “educação na pós-pandemia de COVID 19. Foram encontrados 97 artigos com três objetivos de estudo que mais se destacaram e que estão ligados ao uso das tecnologias, os desafios a serem enfrentados por todo sistema educacional e com relação às práticas pedagógicas. Os atuais sinais percebidos e apresentados indicam que possíveis usos e práticas tecnológicas chegaram para ficar e influenciarão diretamente na construção de uma nova atividade pedagógica em busca de solucionar problemas educacionais históricos e contribuindo para um melhor processo de ensino/aprendizagem.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, J. C. dos; OLIVEIRA, L. A. de. PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18111129. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/465. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALVES, E. J. Desenho didático de curso de formação continuada de professores durante o ensino remoto emergencial. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro-RJ, v. 6, n. 5, p. 210-229. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1523. Acessado em: Abr. 2023.

BARROS, A. F. O uso das tecnologias na educação como ferramentas de aprendizado. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza-CE, n. 156. 2019. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/o-uso-das-tecnologias-na-educacao-como-ferramentas-de-ap-rendizado. Acessado em: Jun. 2023.

CAVALCANTI, L. M. R.; GUERRA. M. G. G. V. Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 114, p. 73-93, jan./mar. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903113. Acessado em: Jun. 2023.

GOMES, Y. L.; SAHEB , D. Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin. Educação em Foco, [S. l.], v. 25, n. 47, 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734. Acessado em: Maio. 2023.

MARTINS, R. X. A COVID e o fim da educação a distância. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/re-vista/index.php/emrede/article/view/603. Acessado em: Mar. 2023.

MATTOS, S. G. de; BALBINO, R.; KALINKE, M. A. Tecnologias digitais utilizadas durante a prática de docência online na pandemia da COVID-A9. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 465–480, 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6711. Acessado em: Mar. 2023.

MELO, L. N. S.; SOUZA, E. Q. Educação em tempos de pandemia: os impactos da emergência de um “novo normal”. Revista Panorâmica online, v. 35, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica. Acessado em: Abr. 2023.

OVENS, A. P.; PHILPOT, R.; BENNETT, B. Aprendizagem virtual: um autoestudo sobre evoluções em práticas pedagógicas. Movimento, v. 28, p. e28021, jan./dez. 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/122595. Acessado em: Abr. 2023.

PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L. H. C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. 2020. Disponível em: https://www.osecovid19.cloud.uf-sm.br/textos-para-discussao/?page=3. Acessado em: Mar. 2023.

SILVA, M. H. Desigualdade de acesso, trabalho docente e o futuro da educação pós-pandemia. Ensaios Pedagógicos. Sorocaba-SP, vol. 5, n. 1, jan./abr. 2021, p. 1-6. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br. Acessado em: Maio. 2023.

SOARES, M. O.; PORTO, A. P. T. Educação como reinvenção da vida pós-pandemia. Revista Educação em Foco. Juiz de Fora-MG, v. 27. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38690/25688. Acessado em: Jun. 2023.

VIEIRA, M. F.; SECO, C. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, v. 28, p. 1013- 1031, 2020. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/rbie. Acessado em: Abr. 2023.