TRAJETÓRIA HISTÓRICO NORMATIVA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL

Main Article Content

Renilza Carneiro Disconci
Solange Emilene Berwig

Abstract

This article is derived from research at the master's level of the Postgraduate Program in Public Policies at the Federal University of Pampa and presents a historical review of the construction of the Student Assistance Policy (PAE) in Brazil as a result of the struggle of social and student movements. The methodology used was based on a deductive method, bibliographic and documentary research, with the main reference being scientific articles and legal frameworks that address the topic over time. It aims to draw a chronological line highlighting the most important student assistance actions carried out within the scope of Brazilian legislation, regarding the construction and consolidation of this policy, as well as recognizing the importance of social actors, who over the years have acted in favor of guarantee of the right to education. The results indicate that, despite a trajectory of discontinuity, the struggle of social and student movements has sought over the years to construct regulations that reverberate in a consolidated PAE in order to guarantee not only access, but the permanence and success of students.

Article Details

How to Cite
DISCONCI, R. C.; BERWIG, S. E. TRAJETÓRIA HISTÓRICO NORMATIVA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18292924. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/466. Acesso em: 24 nov. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Renilza Carneiro Disconci, UNIPAMPA

Mestra em Políticas p´´ublicas pela Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA. Servidora do Instituto Federal Farroupilha. 

Solange Emilene Berwig, PUCRS

Doutora e mestra em Serviço Social. Assistente Social. Professora do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Unipampa. Vice-líder do grupo de pesquisa Trabalho, Formação profissional em Serviço Social e Política Social na América Latina - GTFOPPS. Membro do GT Segudirad Social y Sistemas de Pensiones CLACSO.

References

BRASIL. Plano Nacional de Assistência Estudantil, PNAES. Decreto nº 7234 de 19 de julho de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/Link%20para:%20http:/www.planalto.gov.br/c-civil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acessado em: Ago. 2021.

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm. Acessado em: Ago. 2022.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/cons-tituicao/constituicao.htm. Acessado em: Ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: Ago. 2022.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de setembro de 1946. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm. Acessado em: Ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acessado em: Ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acessado em: Jul. 2022.

BRASIL. Lei n° 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acessado em: Ago. 2022.

COSTA, S. G. A equidade na educação superior: uma análise das Políticas de Assistência Estudantil. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

CURY, C. R. J. Estado e políticas de financiamento em educação. Educ.soc., Campinas, v. 28, n. 100, Oct 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/DMfv3ZSwQTSFgQ3DVX7qrFJ/?lan-g=pt&format=pdf. Acessado em: Ago. 2022.

DUTRA, N. G. R.; SANTOS, M. F. S. Assistência Estudantil sob múltiplos olhares: A disputa de concepções. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.l.], v. 25, n. 94, p. 148-181, feb. 2017. ISSN 1809-4465. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensa-io/article/view/827. Acessado em: Jul. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOHN, M. G. M. Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 23–38, 2009. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/ec-cos/article/view/1535. Acessado em: Ago. 2023.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/bra-sil/2024/03/6823697-brasil-tem-93-milhoes-de-analfabetos-maioria-com-mais-de-40-anos.html. Acessado em: Fev. 2024.

IMPERATORI, T. K. A trajetória da Assistência Estudantil na educação superior brasileira. Serviço Social & Sociedade, vol. 129, 285-303, ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/-dRhv5KmwLcXjJf6H6qB7FsP/abstract/?lang=pt. Acessado em: Fev. 2023.

KOWALSKI, A. V. Os (des) caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. 179 f. Tese (Doutorado em Serviço Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 2012.

LIMA, K. R. de S. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.

LIMA, W. A. S. Elementos avaliativos de políticas públicas na implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil nos institutos federais brasileiros. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, Salvador, 2023.

SILVA, L. B. et al. Assistência estudantil em debate: análise dos projetos de lei em tramitação no congresso nacional brasileiro. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5016-362-4. Acessado em: Fev. 2024.

VASCONCELOS, N. B. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil/National Student Assistance Program: an analysis of the evolution of student assistance along the history of. Ensino em Re-Vista. v. 17, n. 2, Jul./Dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/1-1361. Acessado em: Ago. 2022.