CLAP UM PROJETO PEDAGÓGICO QUE FOI ALÉM DO ENSINO
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo irá apresentar o processo de desenvolvimento do Curso de Línguas de Apoio à Professores ao decorrer do semestre. Será possível visualizar o planejamento das aulas que foram ministradas, exemplos de como foi possível lidar com o ensino no formato remoto e, também, será apresentado a opinião de um dos alunos que frequentou o curso. O grande objetivo deste trabalho é mostrar como o projeto CLAP foi de extrema importância tanto para os que estavam dispostos a aprender quanto aos que estavam prontos a lecionar.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Citas
COSCARELLI, C.V., RIBEIRO, A.E. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FAVA, R. Educação para o século XXI: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016.
FELDER, R. M., & BRENT, R. Active Learning an Introduction. ASQ Higher Education Brief, 2009.
LUCARELLI, E. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: CASTANHO, S. e CASTANHO, M. E. L. M. (orgs). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2004.
ROSA, D. E. G. Investigação-ação colaborativa: uma possibilidade para a formação continuada de professores universitários. In: TIBALLI, E. F. A. e CHAVES, S. M. (orgs). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of new reform. Harward Educational, 1987, p. 473 482.
SMOLKA, A. L. B. A prática discursiva na sala de aula: uma perspectiva teórica e um esboço de análise. In: Cadernos Cedes nº 24 (Pensamento e linguagem: estudos na perspectiva da psicologia soviética). Campinas: Papirus, 1991, p. 51-65.