EDUCAÇÃO INFANTIL COMO AMBIENTE DE PROTEÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS SOCIAIS
Contenido principal del artículo
Resumen
Este estudo trata de refletir sobre a proteção à infância no âmbito da educação infantil à luz da interseccionalidade com vistas a contribuir em estratégias educacionais inclusivas. Tal produção é resultante da experiência profissional como professora que vem buscando aprofundar seus estudos através da formação continuada em nível de mestrado. A metodologia que embasa este texto é de uma reflexão teórico-prática, amparada pela teoria da interseccionalidade e analisada à luz dos marcadores sociais que se revelam no contexto concreto do ambiente escolar. Como resultado deste estudo a desproteção social surge como resultante da sociabilidade brasileira, marcada pelas profundas desigualdades e que observados faixa etária, condição social, território de vida, cor, raça e gênero esta desproteção se intensifica. Tais fatores demandam então um olhar mais atento a determinados grupos em suas condições para fins de consolidação de estratégias de proteção e desenvolvimento no ambiente escolar que acolhe crianças.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Citas
BAPTISTA, M. V. Algumas reflexões sobre o sistema de garantia de direitos. Serviço Social e Sociedade. p. 179-199, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/478ZwRHWkjzk7G9ZYd4p7yP/ Acesso em jun. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Impresso.
BRASIL. Estatuto da Criança e Adolescente. Lei n°8.069, 13 de julho de 1990. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em ago. 2023.
BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em nov. 2022.
COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. SOUZA, R. (Tradução). Boitempo Editorial, São Paulo, 2020.
CRAIDY, C. M. KAERCHER, G. E . Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre-RS: Artmed Editora, 2009.
GALVÃO, I.. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. - Petrópolis, RJ; Editora Vozes, 2023.