VALIDAÇÃO DA ESCALA DE ESTRESSE NO TRABALHO PARA DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS: ANÁLISE POR TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM E ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA
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Resumen
O objetivo deste trabalho é verificar a validade do uso da Escala de Estresse no Trabalho para avaliar a sensibilidade dos
docentes da rede municipal de ensino da cidade de Florianópolis, SC, Brasil a determinados fatores estressores. Para
realizar a análise dos dados foi utilizado o modelo de resposta gradual da Teoria de Resposta ao Item e também foi feita
uma análise fatorial exploratória. Corroborando a validação feita pelos criadores da escala, este estudo mostra que ela é
unifatorial. Como resultados principais foi verificado que os dados gerados pela amostra (n=382) levaram a parâmetros
dos itens com boa discriminação (parâmetro a variando de 0,764 a 2,149). A análise das curvas características dos itens e
o gráfico de informação do teste mostram que o instrumento usado é válido para ser utilizado com esta população.
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