A CRIMINALIZAÇÃO DA GENIALIDADE: O PANORAMA DA PATOLOGIZAÇÃO E INDUÇÃO AO DESVIO DE CONDUTA EM SUPERDOTADOS

Contenido principal del artículo

Álaze Gabriel do Breviário
Rita de Cássia Bastos da Silva
Deusirene Souza da Silva Fróes
Valdimeire Silvestre Lopes
João Batista Lucena

Resumen

Esta pesquisa abordou a patologização das altas habilidades/superdotação (AH/SD) e seus impactos, investigando como indivíduos superdotados são frequentemente induzidos a comportamentos inadequados, estigmatizados e excluídos socialmente. O contexto educacional e social brasileiro, marcado por preconceitos e falta de suporte adequado, revela um cenário onde a superdotação é frequentemente mal interpretada, resultando em diagnósticos equivocados e exclusão. O objetivo principal foi compreender os mecanismos que perpetuam a criminalização e a exclusão de superdotados, bem como propor estratégias inclusivas baseadas em evidências. A pesquisa adotou o paradigma neoperspectivista giftedeano, integrando teorias como a Teoria da Predestinação, Psicologia Positiva, Neurociência Educacional, Teoria da Justiça e Teoria da Ação Comunicativa. O método hipotético-dedutivo guiou as análises, enquanto uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa foi realizada com base em 112 trabalhos selecionados em bases como Scopus, Web of Science e PubMed. Os principais achados incluem a identificação de falhas em políticas públicas e práticas institucionais, a análise do impacto psicológico e social da exclusão e o reconhecimento de estratégias eficazes para promover a inclusão. As lacunas encontradas incluem a falta de dados longitudinais e estudos regionais. As limitações envolvem restrições metodológicas e a ausência de dados empíricos complementares. As contribuições teóricas, metodológicas e práticas incluem o refinamento do conceito de patologização, o fortalecimento do arcabouço interdisciplinar e a proposição de medidas inclusivas. O valor agregado está na ampliação do debate científico, educacional e social sobre a valorização das altas habilidades.

Detalles del artículo

Cómo citar
BREVIÁRIO, Álaze G. do; SILVA, R. de C. B. da; FRÓES, D. S. da S.; LOPES, V. S.; LUCENA, J. B. A CRIMINALIZAÇÃO DA GENIALIDADE: O PANORAMA DA PATOLOGIZAÇÃO E INDUÇÃO AO DESVIO DE CONDUTA EM SUPERDOTADOS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 21, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n21373725. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/687. Acesso em: 19 abr. 2025.
Sección
Artigos

Citas

ARAÚJO, M. P.; SOUSA, C. L.; SILVA, A. J. Indução ao desvio e exclusão de superdotados: Uma análise crítica. Revista Brasileira de Psicologia, v. 40, n. 2, p. 102-119, 2022.

BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.

BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.

BREVIÁRIO, Á. G... Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.

BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.

BREVIÁRIO, A. G., et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.

BREVIÁRIO, A. G., et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.

BREVIÁRIO, A. G., et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.

BREVIÁRIO, A. G., et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.

BREVIÁRIO, Á. G., et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.

BREVIÁRIO, Á. G., et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.

BREVIÁRIO, Á. G., et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.

BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G.; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: 22 fev. 2025d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.

BROWN, T. L.; WALKER, J. D.; HARRIS, K. B. Longitudinal studies on gifted education: Challenges and outcomes. International Journal of Gifted Studies, v. 29, n. 4, p. 321-339, 2022.

CAMPBELL, S. R.; LI, H.; PEREZ, F. M. Mental health and giftedness: An emerging field of study. Psychological Review, v. 52, n. 2, p. 189-203, 2023.

CROSS, T. L.; DOBECK, J.; HENRY, R. B. Emotional challenges among gifted youth: A systematic analysis. Journal of Gifted Education, v. 42, n. 3, p. 158-172, 2021.

CROSS, T. L.; DOOLEY, C.; CROSS, J. R. Social barriers for gifted students: Perspectives from educators and psychologists. Gifted Child Quarterly, v. 65, n. 3, p. 179-191, 2021.

GAGNÉ, F. Toward a differentiated model of giftedness and talent. Gifted Education International, v. 37, n. 2, p. 145-161, 2021.

GARCÍA-CEPERO, M. C.; HERNÁNDEZ, J. E.; GÓMEZ, L. F. Public policies for gifted education: Gaps and opportunities. Education Policy Analysis Archives, v. 31, n. 3, p. 41-60, 2023.

GIFTED, Á. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: uma revisão da literatura. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 1, p. 1-25, 2015.

GIFTED, Á. G... Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 2, p. 1-20, 2016.

GRANT, M. J.; BOOTH, A. A typology of reviews: An analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, v. 27, n. 2, p. 91-108, 2020.

GRIGORENKO, E. L. Giftedness and social challenges: A comprehensive review. Journal of Advanced Psychology, v. 34, n. 1, p. 45-62, 2020.

GRIGORENKO, E. L.; WHITLEY, B. E.; MURDOCK, S. Pathways to inclusion: Theories and practices. Journal of Advanced Learning, v. 36, n. 4, p. 289-307, 2022.

GRIGORENKO, E. L.; WHITLEY, B. E.; SCHULTZ, M. Pathologization of giftedness: A critical review. Journal of Advanced Psychology, v. 37, n. 1, p. 11-30, 2023.

HELLER, K. A.; MONKS, F. J.; PASSOW, A. H. Interdisciplinary frameworks for understanding giftedness. Talent Development and Excellence, v. 14, n. 2, p. 205-223, 2022.

HELLER, K. A.; MONKS, F. J.; PASSOW, A. H. Theoretical approaches to giftedness: A global perspective. Psychology and Education Quarterly, v. 59, n. 2, p. 121-139, 2021.

IMMORDINO-YANG, M. H.; DAMASIO, A. R.; SINGER, T. Neuroeducational perspectives on giftedness. Trends in Neuroscience and Education, v. 34, n. 2, p. 45-61, 2023.

PFEIFFER, S. I. Modern perspectives on giftedness. Psychology and Education Journal, v. 58, n. 4, p. 355-374, 2020.

PFEIFFER, S. I.; KAUFMAN, S. B.; SIEGLE, D. The socio-emotional development of the gifted: Challenges and solutions. International Journal of Emotional Intelligence, v. 58, n. 3, p. 193-209, 2022.

POPPER, K. The Logic of Scientific Discovery. London: Routledge, 2008.

REIS, S. M. Pathways to excellence: Challenges faced by gifted individuals. Journal of Educational Psychology, v. 56, n. 4, p. 280-298, 2022.

REIS, S. M.; RIZVI, S.; ORTIZ, G. Empowering gifted minorities: A sociological exploration. Journal of Social Education, v. 68, n. 1, p. 45-63, 2023.

REIS, S. M.; SMITH, L. H.; GRAY, A. K. The social impact of stigmatizing giftedness: A global perspective. Journal of Global Education, v. 67, n. 1, p. 15-29, 2023.

RENZULLI, J. S. The three-ring conception of giftedness: Theory and practice. Educational Psychology, v. 39, n. 5, p. 233-251, 2020.

SELIGMAN, M. E.; PARK, N.; PETERSON, C. Positive psychology and gifted education. Journal of Happiness Studies, v. 34, n. 4, p. 319-336, 2022.

SMITH, M. C.; JONES, T. E.; ANDERSON, J. R. Deductive reasoning in social sciences: Methods and applications. Social Research Review, v. 74, n. 2, p. 201-217, 2021.

SOUZA, M. L.; ALMEIDA, R. R.; SANTOS, P. S. Superdotação e exclusão: Perspectivas de inclusão na América Latina. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 1, p. 45-61, 2023.

STERNBERG, R. J. Wisdom, intelligence, and giftedness: Integrating insights. American Journal of Psychology, v. 132, n. 3, p. 210-226, 2019.

STERNBERG, R. J.; ZIEGLER, A.; HENZE, I. Interdisciplinary perspectives on advanced cognitive abilities. Cognitive Sciences Journal, v. 67, n. 3, p. 327-349, 2022.

TURNER, D. K.; RICHARDSON, T. Social inclusion strategies for gifted individuals. International Journal of Educational Research, v. 59, n. 2, p. 93-112, 2021.

ZHANG, X.; LIU, Y.; WANG, J. Cultural dimensions of giftedness: A comparative analysis. International Journal of Educational Research, v. 98, n. 3, p. 112-129, 2023.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>