TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO NA DISCIPLINA INFORMÁTICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Conteúdo do artigo principal

Andréia Vignatti Ferreira

Resumo

Este artigo tem como propósito discorrer sobre o uso da tecnologia e metodologias ativa e participativa na Educação Profissional, especificamente, no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, nos cursos Técnico de Eventos e Administração na disciplina de Informática Básica. A metodologia baseia-se em uma abordagem quantitativa e qualitativa, onde o instrumento de pesquisa foi questionários e entrevistas aplicadas as professoras e alunos, além de relatórios de atividades desenvolvidos pelos docentes e aplicado aos discentes, através de tecnologia educacionais, o portal moodle da escola. As metodologias ativa e participativa são ferramenta que possibilitam trabalho em equipe, colaborativo, melhora a tomada de decisão, além de desenvolver o processo ensino aprendizagem através de práticas mediadoras, que capacita o aluno a ser um profissional competente para atuar no mercado de trabalho.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, A. V. TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO NA DISCIPLINA INFORMÁTICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 6, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.7.v2n6.4.54. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/161. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Educação à Distância na Internet: Abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/298/29829210.pdf. Acessado em: Mai. 2023.

FAVORETO, J. F. Informática no Processo Educativo. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3ed. Goiânia: Alternativa: 2001.

LITWIN, E. Tecnologia Educacional: Política, História e Proposta. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MOODLE. Moodle: o software de código aberto para aprendizado colaborativo. 2010. Disponível em: http://www.moodle.org. Acessado em: Mar. 2023.

MOODLE. Portal Moodle do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho. (n.d). Disponível em: https://portal.ceet.secti.es.gov.br/login/index.php. Acessado em: Mai. 2023.

MORAN, J. M. O professor do futuro próximo. (n.d). Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/MIE-ModIntrod-CD/p4_06.htm. Acessado em: Abr. 2023.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2007.

MORAN, J. M. A educação que desejamos e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007. Atualização do texto Tecnologias no Ensino e Aprendizagens Inovadoras. USP, 2017. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/11/tecnologias_moran.pdf. Acessado em: Mar. 2023.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 2-25.

NETO, J. F. M. Metodologias Participativas em Educação para os Direitos Humanos. In: ZENAIDE, M. N. T. et al. Direitos humanos: capacitação de educadores. João Pessoa: Universitária/UFPB, 2008, p. 203-211. Recuperado em 18 maio, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=2187&Itemid=. Acessado em: Mar. 2023.

SCHLEMMER, E. Metodologias para Educação a Distância no Contexto da Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. In: BARBOSA, R. M. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SEGES. Sistema Estadual de Gestão Escolar. (n.d). Disponível em: https://segesescola.caedufjf.net/seges/inicio.faces. Acessado em: Mai. 2023.

SILVA, D.; SIMON, F. O. Abordagem quantitativa de análise de dados de pesquisa: construção e validação de escala de atitude. Cadernos do CERU, 2005, v. 2, n. 16, p. 11-27. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/75338. Acessado em: Mai. 2023.